quinta-feira, 28 de outubro de 2010

HISTÓRIA DA NOSSA RÁDIO.

A idéia de criação de uma radio escolar nasceu ao fazermos o curso de mídias na educação a disciplina de rádio. Percebemos que uma rádio escolar poderia ser uma opção de aprendizagem com utilização do áudio.


Propomos a criação do projeto e na primeira reunião pedagógica do ano de 2008 apresentamos o “Projeto Rádio Escola” a equipe gestora, pedagógica e a comunidade escolar. O mesmo foi aprovado por todos e encaminhado ao PROFIPES( programa de financiamento de projetos escolares). O qual depois de muitos ajustes, foi aprovado pela comissão, ao final do ano letivo.

No entanto, não esperamos o recurso chegar para iniciar os trabalhos da radio. Através de oficinas capacitamos um grupo de aluno, que posteriormente foram divididos em equipes por turnos, para desenvolverem as atividades radiofônicas. Nossa rádio começou a funcionar na base do improviso; com uma caixa de som, microfone e um PC ( do laboratório de informática) que da janela acoplava a caixa e assim os alunos no intervalo ouviam musicas e alguns avisos ( programas gravados.

Quando recebemos o recurso do PROFIPES encontramos o local adequado e compramos o equipamento de som, e os matérias necessários para o funcionamento da radio.E, para implementar à Radio Escola os alunos haviam participado de um festival de quadrilha, no qual ganharam um computador. Sendo o computador uma conquista dos alunos, achamos justo que o mesmo ficasse em um ambiente utilizado por eles; o que facilitou o trabalho de gravação dos programas.

No inicio de 2009, convidamos novos alunos para integrarem a equipe da radio, os mesmos foram capacitados pela coordenadora do curso de jornalismo da ULBRA professora Renata. Contamos com a ajuda de professores e supervisoras para que os professores desenvolvessem varias atividades pedagógicas usando a Rádio Escola durante o ano letivo.

Já em 2010, repetimos as capacitações e temos hoje uma boa equipe nos três turnos. Esperamos que nos próximos anos este projeto continue ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário